Carregando...

NOTÍCIA


Por que organizações devem se relacionar com a comunidade?

sexta, 04 de novembro de 2016

As organizações são partes atuantes da sociedade, assim como qualquer cidadão, ordem ou grupo, afinal, suas ações podem influenciar no dia a dia da população que de alguma forma está ligada a ela. Neste contexto, manter um bom relacionamento com a comunidade que cerca uma organização, por exemplo, é importante, pois este público é afetado de várias maneiras pela atuação de uma organização.

As empresas devem estar cientes do impacto que podem causar em uma comunidade tanto negativo como positivo, principalmente com os impactos negativos, pois são esses que ficam por mais tempo na memória das pessoas. Vale ressaltar, que não interessa o perfil e poder econômico da vizinhança, o relacionamento é importante independente de qualquer fator.

Para estabelecer uma relação eficaz com a comunidade é preciso ter contato próximo com líderes, podem-se citar como exemplo, representantes de bairro, diretores de escola, representantes religiosos, e estes líderes devem compreender que a organização enxerga a importância da região local.

Política de portas abertas, doações e patrocínios a organizações do terceiro setor, colaboração com os poderes públicos (conservação de praças e parques), programas de inclusão racial, cultural, política, educacional, profissional, digital e de promoção à cidadania, são bons exemplos de ações que as organizações podem executar com as comunidades vizinhas.

Além disso, mais do que manter esta relação, as organizações devem ter suas políticas de comunicação integradas a sua cultura organizacional, promovendo ações para colaborar para a existência e manutenção do bairro não só por filantropia, mas pensando na contribuição para o crescimento social de um grupo que ela faz parte.

Autor: Roni Silva