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NOTÍCIA


Entenda a importância da Mentoria para boas gestões nas empresas

sexta, 10 de março de 2017

A Mentoria é um processo capaz de auxiliar na gestão das empresas e promover o crescimento profissional do colaborador.

Ser gestor de uma empresa é uma tarefa que exige muita responsabilidade, espírito de liderança e capacidade de inovação. Se transformar em um gestor de alta performance não acontece da noite para o dia, e este é um processo que demanda muito estudo, dedicação e vontade de crescer por parte do profissional.

Para que isso ocorra, o mundo corporativo conta com diversas ferramentas capazes de promover este desenvolvimento. Uma delas é a Mentoria, um processo que visa melhorar o desempenho do colaborador e gerar mais lucro à empresa. Esta metodologia baseia-se na busca do aprimoramento de estratégias e desenvolvimento das habilidades profissionais com ajuda de um mentor com experiência no mercado.

Com base em seu conhecimento na área, o mentor orienta um outro profissional, faz críticas construtivas, provoca insights, traz exemplos do meio corporativo e prepara o colaborador para que ele desenvolva suas competências e esteja o mais preparado possível para enfrentar o mercado de trabalho.

O foco da mentoria é promover reflexão ao colaborador, além de ajudá-lo a alcançar seus objetivos e aperfeiçoar a sua carreira. O papel do mentor neste contexto é estimular o desenvolvimento do profissional, eliminando suas deficiências e contribuindo para seu crescimento.

Vantagens da Mentoria

·         Fornece orientação com vivência de mercado;

·         Gera percepções e soluções a partir de situações reais na empresa;

·         Desenvolve as habilidades do colaborador;

·         Possibilita novos caminhos para os processos no dia a dia da organização;

·         Promove networking;

·         Propicia plano de carreira;

·         Desenvolve planejamento na empresa;

·         Permite crescimento da organização, dando a ela um diferencial competitivo no mercado em que atua;

·         Gera parâmetros para gestão de crise;

·         Fornece direcionamento ao profissional, aumentando a sua qualidade de vida.

O conceito de Mentoria muitas vezes é tratado como sinônimo de Coaching e, embora as duas metodologias tenham a finalidade de proporcionar ajuda para que as pessoas alcancem seus objetivos, são processos distintos. O primeiro refere-se à busca por tornar o colaborador mais eficiente quanto aos processos que ele realiza em uma empresa.

O Coaching, por sua vez, é uma formação que não exige que o tutor tenha experiência na área de atuação do cliente. Isso porque o Coach entende que a pessoa já possui as respostas para aquilo que precisa ser mudado, mas não possui as técnicas e ferramentas necessárias para chegar a elas. Para tanto, o Coaching promove um processo de autoconhecimento capaz de gerar um plano de ações que o levará ao alcance de suas metas.

Por José Roberto Marques